Flores

Grande Rota das Flores

Informação do trilho

A Grande Rota das Flores percorre grande parte do litoral costeiro da ilha, efetuando a ligação entre Santa Cruz das Flores e a freguesia do Lajedo, situada na costa sudoeste da ilha, através de um percurso linear com nível de dificuldade elevado, que envolve alguns troços não aconselháveis a pessoas com vertigens, em especial a descida da Rocha do Risco.

Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau

Dificuldade - Difícil
Extensão - 7.3 km
Tempo Médio - 3h00
Informação do trilho

Este percurso tem início nas imediações do miradouro das Lagoas Negra e Comprida.

Comece por seguir no atalho que contorna a lagoa Comprida pela direita, onde domina a flora endémica, com destaque para o sanguinho (Frangula azorica), cedro do mato (Juniperus brevifolia) e musgão (Sphagnum sp.). Ao chegar à estrada, pode observar em frente a lagoa Seca.

Lajedo - Fajã Grande

Dificuldade - Médio
Extensão - 13.5 km
Tempo Médio - 3h30m
Informação do trilho

Este percurso tem início nas imediações da igreja do Lajedo. Siga as marcas até ao miradouro para a Ponta Negra e Ilhéu do Cartário.

Desça o atalho empedrado, ladeado por espécies endémicas como a urze (Erica azorica), cedro do mato (Juniperus brevifolia) e faia da terra (Morella faya). Ao longo deste atalho irá atravessar várias linhas de água.

Fajã de Lopo Vaz

Categoria - Circular
Dificuldade - Médio
Extensão - 3.5 km
Tempo Médio - 2h
Informação do trilho

Este percurso tem início no miradouro da Fajã de Lopo Vaz e desenvolve-se num atalho único de ida e volta.

Comece por descer a escadaria em pedra, ladeada por vegetação endémica como urze (Erica azorica), faia da terra (Morella faya) e pau branco (Picconia azorica). Após 1,25km de descida, próximo da primeira casa, tem a oportunidade de desfrutar da praia de areia negra à esquerda.

Fajã Grande - Ponta Delgada

Dificuldade - Difícil
Extensão - 13 km
Tempo Médio - 4h30
Informação do trilho

Este percurso tem início nas imediações do porto da Fajã Grande, na zona oeste da ilha.

Comece por seguir no asfalto em direção à Ponta da Fajã. Depois de atravessar este povoado, siga no atalho junto à falésia até encontrar a sinalética de desvio à direita. Um pouco depois, o atalho desenvolve-se por uma zona rica em espécies endémicas, com destaque para exemplares de grande porte de cedro do mato (Juniperus brevifolia).