Graciosa

Grande Rota da Graciosa

Informação do trilho

A Grande Rota da Graciosa percorre grande parte da ilha através de um percurso circular que alterna as paisagens da orla costeira, com destaque para os diversos ilhéus, com as paisagens vulcânicas do interior da ilha, numa extensão total de aproximadamente 40 km.

Volta à Caldeira - Furna do Enxofre

Categoria - Circular
Extensão - 10.8 km
Tempo Médio - 3h
Informação do trilho

Este percurso tem início na bifurcação da estrada regional com o caminho de acesso à Caldeira, junto à Canada Longa, zona Sudeste da ilha.

Comece por subir o asfalto em direção à Caldeira, por 400m, até encontrar uma bifurcação com indicações. Aqui, pode optar por efetuar o perímetro da Caldeira ou seguir diretamente para a Furna do Enxofre, localizada no interior da Caldeira.

Serra Branca - Praia

Categoria - Linear
Extensão - 8.7 km
Tempo Médio - 2h30m
Informação do trilho

Este percurso tem início na Serra Branca, no Pico da Caldeirinha. Contorne este Pico, um cone vulcânico, que constitui um autêntico miradouro sobre grande parte da ilha, e desça até próximo de um pequeno charco, onde deverá virar à direita.

Cerca de 1,2 km depois, vire à esquerda na Canada Jorge Nunes, que o irá guiar até ao lugar do Barro Branco.

Baia da Folga

Categoria - Linear
Extensão - 2.1 km
Tempo Médio - 1h
Informação do trilho

Este percurso tem início no centro da freguesia da Luz, próximo do Império local, na zona Sul da ilha.

Comece por descer a estrada regional por 600m e vire à direita na canada de terra batida. Siga as marcas que o irão conduzir na vereda, por entre algumas curraletas de vinhas e outras plantações, até chegar próximo do mar.

Siga o atalho costeiro por entre exemplares de cubres (Solidago sempervirens), salgueiros (Tamarix africana) e a endémica bracel-da-rocha (Festuca petraea) até ao Portinho da Folga.