Santa Maria

Informação do trilho

O Grande Trilho de Santa Maria percorre toda a ilha, numa extensão de 78 quilómetros circulares, transportando-o por zonas de interesse geomorfológico ao longo da mais antiga ilha dos Açores (+/- 8 MA). Durante o percurso, estas características tornam-se evidentes através de vários fenómenos de erosão e alterações do nível da água do mar, que conferiram à ilha algumas das suas particularidades, levando-o a visitar locais de incrível beleza cénica, didática e científica.

Costa Sul

Extensão - 6.7 km
Tempo Médio - 3h00
Informação do trilho

Este percurso tem início no Forte de São Brás, na Vila do Porto.

Comece por descer o atalho à esquerda do painel informativo. Ao chegar à estrada, vire à direita por 20m e, logo depois, vire à esquerda na direção da Ribeira de São Francisco. Atravesse a ponte sobre a ribeira e vire à direita, subindo a encosta, com vista para a Vila e para o Porto.

Costa Norte

Extensão - 9 km
Tempo Médio - 4h00
Informação do trilho

Este percurso tem início na estrada regional, junto à paragem do autocarro, no lugar das Feteiras de Baixo, zona norte da ilha.

Comece por descer o caminho que entronca com a estrada regional. Aos 400m, vire à esquerda na canada de terra batida que o irá guiar até à costa norte.

Ao chegar à costa, vire à direita até encontrar o atalho que desce à Baía do Raposo. Nesta zona, poderá apreciar duas azenhas, a levada que as alimenta e um lagar pertencente à cultura vinhateira local, atualmente em ruínas.

Santo Espírito - Maia

Extensão - 6.8 km
Tempo Médio - 3h
Informação do trilho

Este percurso tem início junto à igreja de Santo Espírito, na zona sudeste da ilha.

Comece por descer no asfalto, na rua João Freitas Pereira, durante 600m. Vire à direita, na canada de terra batida, e siga até chegar próximo do moinho antigo de vento.

Pico Alto

Categoria - Circular
Extensão - 6.2 km
Tempo Médio - 2h
Informação do trilho

Comece o trilho no parque de estacionamento do Pico Alto e suba a escadaria próximo de um edifício militar até ao ponto mais alto da ilha, com várias perspetivas sobre Santa Maria.

Daqui o percurso retorna ao ponto inicial e segue por um caminho de terra batida em uma zona florestal em direção a Norte, ao longo do troço irá encontrar árvores de grande porte – Criptoméria (Cryptomeria japonica), bem como alguma vegetação arbustiva endémica, como o Folhado (Viburnum treleasei), ou a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum).

Entre a Serra e o Mar

Categoria - Circular
Extensão - 9.5 km
Tempo Médio - 2h30m
Informação do trilho

Este percurso tem início junto à igreja de Santa Bárbara, na zona nordeste da ilha. Comece por subir no asfalto, cerca de 300m, e vire à esquerda, na ladeira em cimento, que o irá guiar até ao lugar dos Atoleiros, onde se encontram dois moinhos antigos. Siga à esquerda no asfalto por 250m e vire à direita para uma canada de terra batida, até encontrar o Poço da Pedreira,considerado um geossítio pelo Geoparque Açores.