Lajedo - Fajã Grande - Flores PR02 FLO

Esta rota linear com cerca de 13 km de extensão liga as freguesias do Lajedo à Fajã Grande. Existem troços onde o piso em pedra pode encontrar-se escorregadio, sendo aconselhável cautela e o uso de calçado apropriado.

Inicie o percurso no interior da freguesia e siga as marcas ao longo da estrada até ao miradouro. Continue por um caminho empedrado na direção Norte passando por um miradouro à esquerda, com vista para os ilhéus da freguesia do Mosteiro e a Rocha dos Bordões à direita, uma formação geológica caracterizada pelas enormes colunas basálticas verticais.

Atravesse a localidade e continue na estrada, passando por locais outrora habitados como a Caldeira. No topo da colina, miradouro do Portal, é possível ver ao longe as freguesias da Fajãzinha e da Fajã Grande.

Desça por um caminho de terra, atravesse o interior da Fajãzinha e opte por um caminho de terra paralelo à ribeira Grande até chegar à estrada. Siga pela esquerda sem deixar de visitar uma azenha datada de 1862, ainda em funcionamento. Cerca de 500 metros à frente existe um desvio à direita para o Poço da Ribeira do Ferreiro, um dos cartazes turísticos da ilha.

Após o desvio continue à direita saindo para um caminho de terra, ao longo da base da falésia, de acesso a pastagens e campos de cultivo. Percorra os últimos metros ladeado de antigos muros de pedra até chegar ao fim do percurso junto à zona balnear da Fajã Grande, local onde é possível refrescar-se nas águas do Atlântico. Nesta área existem ligações com outros pontos da ilha através dos percursos PR 01 FLO – Fajã Grande/Ponta Delgada e PR 03 FLO – Miradouro das Lagoas/Poço do Bacalhau.