Caminhos de Santa Luzia - Pico PR01 PIC

Este trilho começa junto à Miraguaia (Santa Luzia), termina na Igreja de Santa Luzia e tem a duração total de 3h.

Inicia-se descendo em direcção ao mar por um percurso que atravessa a paisagem de cultura da vinha, Património Mundial da Unesco, até ao Lajido. Durante o percurso podem observar-se com frequência “rilheiros”, rastos na lava das carroças que faziam o transporte do vinho.

No Lajido, vale a pena visitar o museu e também observar as diversas formações geológicas existentes no local.

O caminho continua depois por uma subida, passando pelo Forno dos Frades, outro lugar curioso a merecer atenção. Cerca de 3km depois de começar a subir, atingirá a estrada regional, por onde o trilho segue, à esquerda, durante aproximadamente 500m, até à igreja de Santa Luzia.

Junto à Igreja deve seguir à direita de acordo com a sinalização. O trilho prossegue em terra batida, por entre matas de pau branco (Picconia azorica), urze (Erica azorica) e incenso (Pittosporum undulatum), entre outros. Como se pode observar no mapa, esta segunda parte do percurso é circular e termina na Igreja de Santa Luzia, por onde passaram anteriormente.

O trilho atravessa uma Zona de Paisagem Protegida.

Pede-se aos caminhantes que não apanhem fruta em nenhuma parte do percurso. Consulte o mapa do percurso pedestre e faça download do trilho GPS.