Quintas e Ribeiras - Pico PR17PIC Trilho fechado

O trilho “Quintas e Ribeiras” começa na Estrada Regional, na Ribeira Seca.

Siga pela estrada de asfalto, e desça junto à escola velha até às Pontes por uma antiga canada utilizada para o transporte da uva.

No final da canada vire à direita e entre num caminho de terra. Nesta zona pode desfrutar de uma vista única sobre a zona costeira da Aguada. Siga sempre junto ao mar pela Rua dos Salgueiros. No final, suba a escadaria até à intersecção do caminho e vire à esquerda. De seguida, suba a canada ao lado da última adega em direcção às Pontas Negras.

Siga em frente até encontrar uma placa de indicação do Caminho do Bravo, por onde deverá seguir. Este troço do percurso, com cerca de 1200 m reveste-se de uma grande importância, dado que é uma zona onde encontra pontualmente espécies endémicas.

Siga as indicações de volta à Estrada Regional, e siga pela esquerda. Um pouco mais adiante, encontra uma pequena canada que nos leva até uma vigia desactivada, que antigamente era utilizada na detecção de baleias, no período da baleação.

Depois da visita à vigia vire um pouco mais à frente à esquerda no Caminho Velho. Terminado o antigo caminho, desça em direcção ao centro de Santa Cruz, onde podemos admirar o poço de maré integrado nas obras do melhoramento do porto antigo, destruído pelo Ciclone de 1946.

Vire à direita na Rua Dr. Freitas Pimentel e suba até à Rua dos Moinhos. Nesta rua encontrará uma ponte de pedra que resiste ao passar dos anos. No final deste caminho, ao chegar à Estrada Regional, vire à esquerda e entre na Canada do Mar, que nos leva de novo até Santa Cruz das Ribeiras.

Siga pelo caminho em frente (Biscoitos), que o levará numa estrada de terra junto ao mar até Santa Bárbara. Suba o acesso e vire à esquerda, entrando de seguida na canada à direita. Siga esta canada, que o leva até à estrada, onde deverá virar à direita.

Ao chegar à Estrada Regional encontra um talho à sua direita. Siga pela estrada em frente e vire à direita até entrar numa zona de terra batida. Um pouco depois vire à direita, atravesse uma pastagem na diagonal e siga por uma canada. Na primeira bifurcação, junto uma casa de pedra, siga pela esquerda.

Ao chegar à estrada vire à direita e 600 metros à frente volte à esquerda, atravesse a Estrada Regional e entre na “Canada da Escola”.

No final da canada vire à esquerda e siga rumo ao centro das Ribeiras. Consulte o mapa do percurso pedestre e faça download do trilho GPS.