Costa Sul - Santa Maria PR05 SMA Trilho fechado

Esta rota liga a Vila do Porto à Praia Formosa, freguesia da Almagreira, local onde se realiza o mais antigo festival musical do país, a Maré de Agosto.

Inicie a caminhada junto ao Forte de São Brás, construção militar do séc. XVII com vista para a baía do Calhau da Roupa e o porto comercial da ilha. Siga pelo caminho de terra até à ribeira de São Francisco, onde é possível observar várias espécies de aves migratórias, especialmente no Outono/Inverno, como a Garça-real (Ardea cinerea), a Garça-branca-pequena (Egretta garzetta), o Galeirão (Fulica atra) e o Maçarico-real (Numenius arquata). O percurso segue em direção à Pedreira do Campo, um geossítio classificado como Monumento Natural onde a presença de fósseis marinhos evidenciam parte da história geológica do local.

Continue até passar pela Gruta artificial do Figueiral, de onde antigamente se extraía argila para o fabrico de telhas e calcário para produção de cal, recursos usados na construção das típicas casas marienses. Ao longo da subida para o Touril é possível observar algumas espécies de aves como o milhafre (Buteo buteo rothschildii), o pombo-da-rocha (Columba livia), a estrelinha de Santa Maria (Regulus regulus sanctae-mariae), mas também poderá ser surpreendido por coelhos-bravos (Oryctolagus cuniculus algirus).

Siga a sinalética ao longo de um caminho de terra entrando numa mata, à direita, que desce até à Prainha. Neste local e em caso de forte agitação marítima, opte pelo caminho alternativo. Chegando a esta zona balnear continue o percurso ao longo da costa, cautelosamente devido ao perigo de vertigens. Nesta fase do percurso existe um cabo de aço para auxiliar a travessia. Passe pelas ruínas do Forte de São João Baptista e, logo a seguir um entroncamento com ligação ao Cardal, através da GR 01 SMA - Grande Rota de Santa Maria.

O percurso termina adiante no parque de estacionamento da Praia Formosa, única nos Açores pela presença de areia calcária (amarela). É um local onde pode aproveitar para descansar e refrescar-se nas águas do Atlântico. Neste local é possível fazer ligação com outros pontos da ilha, através do PR 06 SMA - Areia Branca