Serra do Topo - Fajã dos Vimes - São Jorge PR02 SJO

Esta rota linear tem início junto ao Parque Eólico da Serra do Topo e termina na Fajã dos Vimes. Ao longo do percurso sempre que for necessário transpor uma cancela, deixar a mesma fechada.

Inicie o percurso na estrada regional em direção a Sul até encontrar um caminho de terra à esquerda, ladeado de Hortênsias (Hydrangea macrophylla).

Após atravessar uma cancela, vire à direita para uma mata rica em vegetação endémica como a Urze (Erica azorica), o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e o Folhado (Viburnum treleasei). Ao longo da descida, o piso pode encontrar-se enlameado e/ou escorregadio, sendo aconselhável o uso de calçado apropriado.

Junto a uma mata de Incenso (Pittosporum undulatum), irá encontrar uma escadaria em pedra antiga que desce a falésia.

Ao chegar à estrada alcatroada que dá acesso à Fajã dos Vimes, opte pela direita até encontrar uma nascente de água potável, conhecida por Fonte de Água Azeda. Prossiga até chegar a um cruzamento onde deverá seguir à esquerda, por um caminho de terra batida, em direção à Fajã dos Vimes. Neste local, existe uma ligação com o PR 09 SJO - Fajã dos Vimes - Fragueira - Portal.

No interior da fajã é possível visitar a oficina de artesanato onde são feitas as tradicionais colchas artesanais e provar um café plantado e confecionado localmente.

Desça o caminho até chegar ao porto de recreio, local onde termina o percurso e onde pode aproveitar para mergulhar nas águas do Atlântico. Neste local existem ligações com outros pontos da ilha através dos percursos pedestres PR 03 SJO Fajã dos Vimes - Lourais - Fajã de São João e GR 01 SJO Grande Rota de São Jorge.