Agrião - São Miguel PR12SMI

Esta rota linear junto à costa liga a Povoação à Ribeira Quente, passando pela Lomba do Cavaleiro. Este percurso, muito usado antigamente por quem trabalhava as terras produtivas da zona do Agrião é também um ponto de passagem nas romarias religiosas ao longo da ilha.

Dê início à caminhada na zona balnear da Povoação e se as condições o permitirem (mar calmo e areal vazio) siga ao longo da praia passando pela base da ponte de Ferro, seguindo depois para a estrada. Esta ponte centenária sobre a ribeira dos Pelames é também um abrigo para vários exemplares de pombo torcaz dos Açores (Columba palumbus azorica).

Em caso de mau tempo ou preia-mar, opte pela subida ao longo da estrada e após a ponte, faça um desvio à esquerda para a ribeira. De volta ao caminho principal suba ao longo da estrada (EN1-1A) até encontrar um desvio à esquerda para a Lomba do Cavaleiro. Neste atalho aproveite para apreciar a vista para a Tronqueira/Graminhais.

Chegando ao segundo painel, o percurso abandona a estrada e desce por um caminho de terra até à ribeira do Agrião. Atravesse a ribeira com cautela, especialmente após dias de chuva. Continue, agora em fase ascendente, por uma mata composta maioritariamente por Incensos (Pittosporum undulatum), Acácias (Acacia melanoxylon), entre outras.

O percurso prossegue paralelo à costa, rumo à Ribeira Quente cruzando a Ponta do Garajau (propriedade privada), um miradouro de onde (em dias de boa visibilidade) é possível ver a ilha de Santa Maria e a ermida de Santa Rita. Termine a caminhada junto ao porto da Ribeira Quente e aproveite para explorar esta freguesia.