Mata do Canário - Sete Cidades - São Miguel PR4SMI

Este percurso tem início perto da Mata do Canário, zona Este da cumeeira das Sete Cidades e termina no interior da freguesia.

Desça o caminho de terra à direita, até à estrada. Vire à esquerda e prossiga ao longo do Muro das Nove Janelas, um aqueduto reconstruído em 1830 de forma a abastecer Ponta Delgada.

Siga em frente por um caminho de terra ascendente, com criptomérias (Cryptomeria japonica) do lado esquerdo. Suba a ladeira até atingir o primeiro miradouro para as lagoas das Sete Cidades, o Pico da Cruz.

Continue pelo caminho de terra que, para além de dar acesso a pastagens, serve de palco a uma das mais fascinantes etapas do Azores Rallye. Ao longo da cumeeira é possível contemplar o interior da caldeira com as suas diversas lagoas e formações vulcânicas, bem como toda a costa Norte da ilha.

Contorne a Lagoa Azul, passando por desvios para o João Bom e Mosteiros, seguindo sempre pelo percurso principal até chegar ao entroncamento com o percurso PR 03 SMI - Vista do Rei/Sete Cidades.

Vire à esquerda, pelo caminho dos Arrebentões, rumo às Sete Cidades. Esta parte do percurso é bastante inclinada e escorregadia, pelo que se aconselha algum cuidado na descida, ao longo do caminho principal.

Chegado à freguesia das Sete Cidades, visite o projeto de requalificação das margens da lagoa e a Casa do Parque. O percurso termina junto à igreja de São Nicolau no centro da freguesia