Moinhos da Ribeira Funda - São Miguel PRC35 SMI

Esta rota circular no lugar da Ribeira Funda (Fenais da Ajuda), tem início junto à Ermida da Nossa Senhora da Aflição. Desça a rua asfaltada até esta dar lugar a um caminho de terra. Na bifurcação, siga à esquerda pela berma do pasto, até dar entrada numa mata de Criptoméria (Cryptomeria japonica), Incenso (Pittosporum undulatum), Faia-da-terra (Morella faya), Cabaceira (Pericallis malvifolia), entre outras. Também é possível ver algumas espécies de aves como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Melro-negro (Turdus merula), o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e a Alvéola (Motacilla cinerea patriciae).

Ao chegar às ruínas de uma antiga levada e algumas azenhas, conhecidas como os Moinhos do Crim, contorne pela esquerda. Explore este local junto à ribeira e suba até ao caminho principal, à esquerda. O percurso acompanha a ribeira pela margem direita, passando por outro conjunto de moinhos que se podem visitar, atravessando uma ponte para a margem esquerda. Neste local existe um desvio que liga ao PR 27 SMI Praia da Viola.

Retorne à margem direita e siga a sinalética em direção à foz, passando por um conjunto de cascatas. Deste ponto, o percurso começa a sua fase ascendente ao longo de uma escadaria na “Rocha do Padre do Norte”. É aconselhável cuidado devido à altitude em relação ao mar. Durante a subida aproveite para apreciar a vista sobre a costa norte com a Maia, Ponta do Cintrão e o maciço vulcânico das Sete Cidades a Oeste, bem como a Ponta dos Fenais da Ajuda no sentido oposto.

No topo da falésia o percurso prossegue por uma estrada de terra que sobe em direção ao ponto inicial.