Praia da Viola - São Miguel PR27SMI

Este percurso tem início no Porto Novo, uma pequena baía localizada na parte este da freguesia da Maia e desenvolve-se ao longo do litoral, por um caminho de pé posto em direção à freguesia da Lomba da Maia.

Após cerca de 500 m chegará a um conjunto de “tanques” muito utilizados em tempos idos para as mulheres da freguesia lavarem as roupas.

Continuando o percurso, ao longo da descida em direção à Praia da Viola, é possível observar as antigas azenhas do Nateiro, que movidos pela força da água transformavam o trigo e o milho em farinha, usada na confeção do pão, que era a base da alimentação de inúmeras famílias da freguesia e da ilha.

A Praia da Viola é uma pequena praia, tranquila, de areia grossa, com alguns calhaus rolados, ladeada por uma falésia de onde brotam diversas nascentes de água.

Ao atravessar a Praia da Viola e na foz da ribeira do Salto é possível contemplar uma pequena cascata. Aqui deverá subir as escadas, por entre as antigas ruínas dos moinhos de água da Viola, que o levarão a um caminho de cimento. Cerca de 500 m depois, deverá tomar o caminho à direita que segue por entre uma zona de pastos e de quintas até à rua do Forno da Telha.

O percurso termina junto à Igreja da Nossa Senhora do Rosário, no centro da freguesia da Lomba da Maia.

Caso o pedestrianista pretenda poderá optar por um caminho à esquerda que o levará ao PRC 35 SMI – Moinhos da Ribeira Funda, que fica a uma distância de 1,4 km.