Vigia de São Pedro - São Miguel PR1SMI Trilho fechado

Esta pequena rota linear inicia-se na Freguesia de São Vicente Ferreira e segue ao longo da orla costeira até à Freguesia das Calhetas.

O ponto de início é junto ao Porto de Pescas de São Vicente, o porto mais importante da Ilha de São Miguel na época da Baleação. Junto ao porto existe a antiga Fábrica da Baleia e também piscinas naturais.

Começa-se o percurso ao longo da orla costeira, desfrutando de imediato de uma vista magnífica para a Ponta de São Pedro, a Ponta do Cintrão e a Ponta dos Fenais da Ajuda.

Depois de cerca de 600m em piso de asfalto, vira-se à esquerda para um caminho de pé posto que segue mesmo junto à costa durante um pequeno troço que no fim irá dar a um caminho de terra batida. Prosseguindo por esse caminho, passará por um restaurante e chegará pouco depois aos Fenais da Luz.

Irá depois passar através da freguesia, caminhando na estrada regional até chegar à Igreja, onde se vira à esquerda em direção à costa. Nesse local poderá fazer um pequeno desvio à esquerda para um miradouro e apreciar a vista da orla marítima.

De seguida, continuará numa rua com casas de ambos os lados, onde se podem observar construções tradicionais do séc. XVII e XVIII. Pouco depois sairá da zona urbanizada para voltar a caminhar num caminho de terra batida até às Calhetas.

Nesta zona irá encontrar vários pontos de interesse como a Ponta de São Pedro em todo o seu esplendor, a Ermida de São Pedro do séc. XVI e, um pouco à frente, o buraco de São Pedro, uma interessante formação geológica. Chama-se a atenção para não se aproximar muito do Buraco de São Pedro devido ao perigo de queda.

Continuando o caminho, 1,8 km depois chegará ao centro das Calhetas, onde termina este percurso.