Faial

Extensão - 3.4 km
Tempo Médio - 1h30m
Informação do trilho

Esta rota circular desenrola-se entre os Montes da Guia e Queimado, locais de grande importância histórica faialense. Dada a sua localização estratégica, a península foi fulcral no desenvolvimento das telecomunicações entre a Europa e Estados Unidos, onde em 1893 foi instalado o primeiro cabo telegráfico submarino, em funcionamento até 1969 e crucial em períodos como as Grandes Guerras Mundiais.

Faial Costa a Costa

Este trilho transporta-nos para a idade da formação da ilha, passando por cones vulcânicos, crateras, furnas e algares, locais misteriosos e caraterísticos das belas paisagens vulcânicas açorianas.

Caminhos Velhos

Dificuldade - Difícil
Extensão - 15.5 km
Tempo Médio - 5h00
Informação do trilho

Este percurso tem o seu início no porto da Boca da Ribeira, na freguesia da Ribeirinha, zona nordeste da ilha.

Comece por subir a canada de terra batida até encontrar uma escadaria à direita, que sobe em direção ao Farol da Ribeirinha. Ao chegar próximo do farol, siga à esquerda e entre na mata que o irá guiar ao miradouro da Ribeirinha.

Levada

Extensão - 8 km
Tempo Médio - 2h30m
Informação do trilho

Este percurso tem o seu início próximo do Cabeço dos Trinta, na freguesia do Capelo, zona Centro-Oeste da ilha.

Comece por subir o caminho de bagacina, que ramifica a partir do asfalto, por entre urzes (Erica azorica), azevinhos (Ilex perado subsp. azorica), uva da serra (Vaccinium cylindraceum) e hortênsias (Hydrangea macrophylla).

Após 100m de caminhada, tem a opção de efetuar um desvio para o Cabeço dos Trinta, de onde se avista a parte oeste da ilha.

Dez Vulcões

Dificuldade - Médio
Extensão - 20 km
Tempo Médio - 7h
Informação do trilho

Este percurso tem o seu início junto ao miradouro da Caldeira, na zona Centro da ilha. Faz uma ligação de segmentos de outros trilhos existentes na ilha.

Comece por contornar o perímetro da Caldeira, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, por 4 km.

Rumo ao Morro de Castelo Branco

Extensão - 4 km
Tempo Médio - 1h 30m
Informação do trilho

Este percurso tem início no lugar da Lombega, freguesia de Castelo Branco, na zona sudoeste da ilha.

Comece por descer na canada de terra batida, que ramifica a partir da estrada regional, em direção ao mar. À sua direita poderá avistar alguns dos cones vulcânicos da península do Capelo.

Cerca de 1 km depois, ao chegar à vedação, siga à esquerda no atalho por entre urzes (Erica azorica), faia da terra (Morella faya) e canas (Arundo donax), com o Morro cada vez mais próximo.

Rocha da Fajã

Extensão - 5 km
Tempo Médio - 2h00
Informação do trilho

Este percurso tem início na rua da Arramada, na freguesia da Praia do Norte, zona noroeste da ilha.

Comece por descer e vire à direita para a rua do Cemitério. Cerca de 200m mais à frente, vire à direita para uma canada de terra batida que o irá conduzir ao atalho, que desce até à Fajã. Este atalho, de inclinação algo íngreme, desenvolve-se no meio da vegetação, por 550m, até atingir a ribeira do Adão.

Siga à direita pelo Caminho do Fundo da Rocha e, um pouco depois, chegará ao Parque Infantil da Fajã, localizado próximo da praia, propícia para a prática do surf.

Caldeira

Extensão - 7 km
Tempo Médio - 2h 30m
Informação do trilho

Este percurso tem o seu início no miradouro da Caldeira, na zona Centro da ilha.

Comece por subir a escadaria com vedação em madeira e vire à direita, contornando a Ermida pela direita. A partir daqui, entre no atalho em terra batida, ladeado por hortênsias, numa primeira fase.